Porto Alegre, 22 de março de 2024 – O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e o Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos reabriram o mercado colombiano para exportações de produtos avícolas e de ovos estadunidenses, encerrando vários meses de colaboração com o Instituto Colombiano de Agricultura para resolver essa barreira comercial.
“Estamos satisfeitos que os funcionários colombianos estejam cumprindo os compromissos delineados no Acordo de Promoção Comercial entre os Estados Unidos e a Colômbia”, disse a Subsecretária de Comércio e Assuntos Agrícolas Estrangeiros do USDA, Alexis M. Taylor. “Cobrar responsabilidade de nossos parceiros comerciais é fundamental para garantir que os benefícios do comércio sejam sentidos por nossos agricultores e pecuaristas em todos os Estados Unidos e em suas comunidades locais.”
Antes do fechamento do mercado, em agosto de 2023, devido a preocupações com a Influenza Aviária na região, a Colômbia era o décimo maior mercado para a avicultura dos Estados Unidos, com exportações alcançando US$ 105 milhões em 2022. As informações são do USDA.
Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2024 – Grupo CMA