Porto Alegre, 19 de abril de 2024 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, as chuvas seguirão favoráveis ao plantio nos Estados Unidos, bem como ao desenvolvimento das lavouras. Para o Brasil, o clima seco deve predominar nos próximos dias. Veja mais detalhes abaixo.
Estados Unidos
Para os Estados Unidos, o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, indica bons volumes de chuvas nas regiões produtoras, favorecendo o plantio das lavouras de soja e milho. Ele alerta que as precipitações até podem ser mais elevadas na próxima semana, o que pode dificultar um pouco o cultivo da soja e do milho.
“De modo geral, o clima se mostra normal ao desenvolvimento da safra no Meio-Oeste dos Estados Unidos, garantindo uma boa safra. A ressalva fica apenas com o Sul dos Estados Unidos, que pode apresentar um quadro de chuvas abaixo do normal entre o final de maio e agosto, dificultando, principalmente, o desenvolvimento das lavouras de algodão”, pontua.
Brasil
O ingresso de uma massa de ar polar deve manter o tempo aberto na metade sul do Brasil nos próximos dias, com temperaturas amenas, mas sem riscos de geadas.
Nessa sexta-feira e no final de semana, as chuvas devem ficar concentradas em Rondônia, Mato Grosso, Matopiba e na região Norte do Brasil. Santos ressalta que as chuvas em Mato Grosso deverão ser mais pontuais.
Na segunda-feira (22), uma nova frente fria deve ingressar no Rio Grande do Sul, trazendo chuvas torrenciais, mas sem avançar muito para as demais regiões. Com isso, áreas do Paraná, sul de Mato Grosso do Sul, boa parte do Paraguai deverá seguir com tempo aberto nos próximos cinco dias. Já em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste, a próxima semana deverá ser marcada pelo tempo aberto.
Santos afirma que, na virada de abril para maio, o tempo deverá ficar firme no Sudeste, Centro-Oeste e no Matopiba, com as chuvas ficando concentradas apenas nas regiões Sul e Norte do Brasil.
Ele sinaliza que praticamente não há mais sinais do fenômeno El Niño nos mapas meteorológicos e que o clima caminha para uma neutralidade. “Já entre o inverno e a primavera o fenômeno La Niña estará atuando e favorecendo a entrada de frentes frias trazendo chuvas para o Sul do Brasil, seguidas de massas de ar polar, o que é algo normal”, explica.
Paraguai
Para o Paraguai, a meteorologista Ludmila Camparotto informa que o tempo deverá ficar aberto em praticamente todas as regiões do país até o começo da próxima semana por conta de uma massa de ar frio e seca, que poderá trazer ligeira queda das temperaturas no final de semana. No norte do Paraguai, as mínimas deverão oscilar entre 16 a 17 graus e, no sul do país, entre 15 e 16 graus.
Na semana que vem, uma nova frente fria deverá avançar pelo Paraguai, trazendo chuvas para a região sul entre segunda e quarta-feira. Ludmila afirma que, diferente do modelo americano, o europeu indica que essas chuvas poderão atingir áreas mais ao norte do país, com volumes limitados.
No final da próxima semana, entre os dias 27 e 28, um novo sistema deve avançar, ficando mais restrito ao sul do Paraguai novamente. Ela acrescenta que não há risco do ingresso de frio no Paraguai pelo menos até o início de maio.
Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA