Porto Alegre, 29 de junho de 2023 – No ano em que a Embrapa comemora o seu 50º aniversário, a Embrapa Alimentos e Territórios – o mais novo Centro de Pesquisa da Empresa – completa 5 anos de atuação. A criação da Unidade ocorreu em 29 de junho de 2018, com apenas 4 pessoas, e atualmente já são 40 empregados desenvolvendo atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), especialmente voltadas para a prospecção e valorização da biodiversidade, dos territórios alimentares e das identidades culturais.
Para celebrar esses marcos, a Unidade promoveu, em 28 de junho, no Centro de Inovação do Jaraguá, uma celebração comemorativa, que contou com a participação de lideranças políticas e representantes de instituições parceiras como universidades e associações de produtores. O governador de Alagoas, Paulo Dantas, foi representado pela secretária de Agricultura e Pecuária, Carla Dantas, que, na ocasião, assinou a prorrogação do termo de cessão do imóvel no prédio da Secretaria, onde a Embrapa Alimentos e Territórios se localiza.
A secretária parabenizou a equipe da Embrapa pela intensa participação em projetos relevantes “tanto nacionais como internacionais, sempre buscando novas práticas e novas tecnologias para trazer para a agricultura e para a pecuária”. Segundo ela, a Seagri não tem só o endereço em comum com a Embrapa, mas, com o Governo do estado, também tem a preocupação em ligar a agricultura ao alimento, à produção saudável, à segurança alimentar.
Para Carla Dantas, as soluções avançam quando há parcerias. Por isso, elogiou o modelo de trabalho colaborativo feito em rede pela Embrapa, que, em sua visão, é muito rico tanto como filosofia de trabalho, como de vida, “essa generosidade, essa preocupação em ajudar e em fazer a diferença”, reforçando o relacionamento entre os órgãos. “Cada vez mais eu quero estreitar esse laço porque sei a importância do trabalho de vocês, da ciência, da pesquisa para a agricultura, e dizer que vamos continuar trabalhando e nos aproximando”, concluiu.
A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, deu as boas-vindas aos presentes por meio de um vídeo especial, em que ressaltou o diferencial na atuação da Embrapa Alimentos e Territórios. “É um modelo de Unidade para o momento atual da agricultura brasileira”, afirmou Silvia. “Essa Unidade já foi desenvolvida no modelo novo da Embrapa, de pensar além da produção.
Pensar no alimento, na questão da visão do consumidor, numa visão mais multifuncional sobre os sistemas agroalimentares, associação do alimento com a comunidade local, com o turismo, com a identificação geográfica.”
Ela aproveitou para agradecer “os produtores rurais, que sempre foram parceiros da Embrapa e nos apoiam no estado de Alagoas, para que a gente possa avançar cada vez mais com a ciência e tecnologia voltada a essa visão dos sistemas agroalimentares com base na produção de alimentos saudáveis, nutritivos, com bases sustentáveis, tanto ponto de vista ambiental, como econômico e social. Parabéns a todos e todas que fazem com que a nossa agricultura avance cada vez mais na Região Nordeste”, enfatizou.
As informações partem da assessoria de imprensa da Embrapa Alimentos e Territórios.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Sara Lane (sara.silva@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA