Porto Alegre, 24 de outubro de 2024 – A Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) para o trigo encerrou o pregão com alta nos preços. Em dia marcado por uma maior volatilidade, o mercado oscilou entre os territórios positivo e negativo. De um lado, os investidores digeriram recentes esforços da Rússia para regular seu comércio de grãos. Do outro, o cereal foi pressionado pela melhora nas condições climáticas na Argentina.
As fortes chuvas desta semana na Argentina trouxeram um alívio significativo ao setor agrícola, após um longo período de seca. Segundo a Bolsa de Grãos de Rosário, as chuvas “viraram o jogo” para os produtores, que vinham enfrentando grandes perdas.
Conforme reportado pela Reuters, a Rússia, maior exportadora de trigo do mundo, sugeriu a criação de uma bolsa de grãos entre os países do BRICS – Brasil, Rússia, India, China e África do Sul. A proposta prevê a possibilidade de, futuramente, ampliar a negociação para outras commodities importantes, como petróleo, gás e metais.
As vendas líquidas norte-americanas de trigo, referentes à temporada comercial 2024/25, que tem início em 1o de junho, ficaram em 532.900 toneladas na semana encerrada em 17 de outubro. Destaque para a venda de 169.600 toneladas para o México. Analistas esperavam exportações entre 200 mil e 650 mil toneladas. As informações são do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Na sessão, os contratos com entrega em dezembro de 2024 operaram com alta de 3,00 centavos, ou 0,51%, cotados a US$ 5,81 1/2 por bushel. Os contratos com entrega em março de 2025 operaram com avanço de 2,50 centavos, ou 0,41%, cotados a US$ 6,00 3/4 por bushel.
Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA