Porto Alegre, 14 de julho de 2023 – O mercado físico brasileiro de algodão teve uma semana com a demanda mais presente, porém com volume moderado. As cotações tiveram uma melhora ao longo da semana, informou a SAFRAS Consultoria.
O valor pago pela indústria para a pluma colocada dentro do armazém em São Paulo ficou cotado em torno de R$ 3,78/libra-peso nesta quinta-feira (13), uma alta de 3,51% em relação a semana passada, quando a pluma estava cotada a R$ 3,52/libra-peso.
No FOB porto de Santos, o algodão também ficou mais caro na comparação com a semana passada. Encerrou o dia 13 negociado a 77,16 centavos de dólar/libra-peso ante 72,68 centavos de dólar/libra-peso da quinta-feira anterior (06). Diante das perdas nas semanas anteriores, o vendedor brasileiro buscou ser mais competitivo, aparecendo mais no mercado. Diante disso, o prêmio referencial em Santos seguiu negativo, indicado em -4,52 centavos de dólar/libra-peso, enquanto há uma semana era -7,19 centavos de dólar/libra-peso contra ICE US.
De qualquer forma, o consultor de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, pondera que a expectativa de uma boa safra e o grande volume de algodão remanescente na mão do produtor continuam pesando contra os preços da fibra no mercado doméstico. “Com isso, o preço do algodão deflacionado pelo IGP-M volta a se inclinar negativamente e já trabalha abaixo do preço praticado em igual período de 2020, primeiro ano da pandemia”, exemplifica. “A junção de aumento da oferta (futura e disponível) e uma demanda fraca explica a fraqueza da curva de preço de algodão. E com isso, o mercado sai da mão do produtor e volta ao comprador”, acrescenta.
Exportações
O Brasil exportou 60,3 mil toneladas de algodão em junho de 2023. O volume foi 3,8% menor que o total embarcado em igual mês do ano passado. Assim, no acumulado no ano comercial 22/23, que iniciou em agosto do ano passado e alcança em junho o 11o mês da temporada, as exportações somaram 1,377 milhão de tonelada, o que corresponde a queda de 17,2% na comparação com o mesmo período do ciclo passado.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Sara Lane (sara.silva@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA