Porto Alegre, 19 de novembro de 2025 – O produtor de Querência, no leste de Mato Grosso, está bastante preocupado com a situação das chuvas para o desenvolvimento das lavouras da safra 2025/26 de soja. De acordo com o Sindicato Rural do município, até agora cerca de 95% da área estimada de 450 mil hectares foi plantada, mas, por conta das precipitações irregulares, está havendo a necessidade de replantios.
De acordo com o presidente do Sindicato, Osmar Frizo, alguns produtores ainda estão finalizando os trabalhos no campo e, com o sol forte, a situação das lavouras está bastante diversificada. “Tem umas lavouras que estão mais ou menos e outras que estão meio ruins. Então a situação está bem complicada”, comenta.
Frizo disse que há uma expectativa de normalização das chuvas a partir desse final de semana, embora a realidade mostre que elas estão vindo a conta-gotas. “Tem algumas áreas que estão com mais de 15 dias sem chuvas, em outras está chovendo em volumes bem pequenos. Podemos dizer que a situação está bem diferente de outros anos”, avalia.
No momento, cerca de 10% das lavouras que foram cultivadas mais cedo estão em floração e 80% na fase de crescimento vegetativo. As demais ainda estão germinando.
Frizo acrescenta que o atraso no cultivo da soja já traz preocupações em torno da janela para o cultivo da safrinha de milho. “Acho que uns 30% da área vai ficar fora da janela ideal de plantio da safrinha. Essas áreas não vão deixar de serem plantadas, mas pelo menos uns 20% ficarão de fora da janela ideal. Então é bem provável que tanto a produção de soja quanto a de milho safrinha futura acabem não tendo um desempenho tão bom quanto o observado neste ano”, conclui.
Soja em Mato Grosso
Levantamento de Safras & Mercado indica que o plantio da safra 2025/26 de soja em Mato Grosso deverá ocupar 12,83 milhões de hectares. A área deve ser 1,7% maior frente aos 12,62 milhões de hectares plantados na temporada passada. Até sexta-feira (20), o plantio atingia 20% da área no estado de Mato Grosso. No mesmo período do ano passado o cultivo atingia 9%. Já a média de plantio para o estado nos últimos cinco anos no período é de 27,6%.
A produção esperada para a safra de soja no estado é de 49,787 milhões de toneladas em 2025/26, 2,1% abaixo das 50,855 milhões de toneladas obtidas em 2024/25. O rendimento médio das lavouras deve chegar a 3.900 quilos por hectare, contra os 4.050 quilos por hectare colhidos na temporada passada (2024/25).
Arno Baasch – arno@safras.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA





