Porto Alegre, 17 de outubro de 2022 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, os corredores de umidade seguem voltados ao Sul do Brasil e há expectativa de grandes volumes de chuvas ao longo da semana em Santa Catarina, Paraná, sul de Mato Grosso do Sul e Paraguai. “A região de Foz do Iguaçu, Medianeira e extremo sul de Mato Grosso do Sul poderão ter chuvas elevadas e temporais”, alerta o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos.
Santos afirma que as temperaturas mais frias do oceano Atlântico sobre o litoral da Região Sul inibem que as frentes frias tenham força para avançar para a faixa central do Brasil, assim como o fenômeno La Niña. “Ainda assim, poderá haver chuvas sobre o oeste de Mato Grosso, atingindo áreas de Sapezal, Campo Novo dos Parecis, Diamantino, e até mesmo o leste de São Paulo e do Rio de Janeiro”, afirma. Nas demais regiões o tempo seguirá aberto.
Somente entre os dias 20 e 21 uma nova frente fria irá se formar, trazendo chuvas ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e o interior de São Paulo. “Essa frente fria, porém, romperá o sistema e trará novamente chuvas para as regiões norte e central do Brasil nos próximos dias”, comenta.
O agrometeorologista disse que é preciso muito cuidado por parte dos produtores que pretendem soltar o plantio de soja em Goiás, no Vale do Araguaia, em Minas Gerais e no Matopiba, pois não há previsão de chuvas até sexta-feira.
Santos explica que, em São Paulo, a chuva retorna na quarta-feira e manterá boas condições para as lavouras de café, cana-de-açúcar e laranja. “As precipitações, entretanto, devem atrasar a colheita de cana-de-açúcar, o que pode fazer com que os produtores deixem par fazer a colheita apenas em março, no início da próxima safra”, sinaliza.
No final de semana, a expectativa da Rural Clima é de que as chuvas cheguem e se consolidem por todo o Brasil. “No sul do Brasil, o tempo deve abrir na próxima semana de novo e permitirá a retomada do plantio de soja no Paraná, que está muito atrasado”, conclui.
Paraguai
Para o Paraguai, a tendência é de um tempo mais aberto em grande parte do país nesta segunda-feira, com exceção da região de fronteira com a Argentina, onde um novo sistema deve se formar na tarde de hoje, trazendo chuvas. “Esse sistema deve avançar e trazer chuvas entre hoje e amanhã na região do Chaco e na faixa central do país. Na fronteira com o Paraná e Mato Grosso do Sul deve haver mais chuvas a partir de quarta-feira”, informa a meteorologista Ludmila Camparotto.
Segundo Camparotto, há uma expectativa de chuva mais volumosa nas áreas produtoras do Paraguai entre quarta-feira e sexta-feira. Final de semana, porém, o tempo já deve ficar mais aberto em grande parte das áreas produtoras, bem como na próxima semana, favorecendo os trabalhos de cultivo no campo.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA