Porto Alegre, 31 de janeiro de 2025 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, os corredores de umidade estarão voltados para a região central do Brasil nos próximos dias. O agrometeorologista Marco Antonio dos Santos comenta que Paraguai, Argentina, Uruguai, Rio Grande do Sul, parte de Santa Catarina e o extremo sul do Paraná terão tempo mais aberto nos próximos dias.
As temperaturas elevadas nos próximos dias devem manter a dificuldade climática na Argentina e no Rio Grande do Sul, podendo ocasionar perdas nas lavouras.
Entre os dias 5 e 6 de fevereiro, uma nova frente fria deve avançar pelo Rio Grande do Sul, provocando chuvas.
A partir do dia 10, a tendência é de que as chuvas voltem a ocorrer no Rio Grande do Sul, Uruguai, Argentina e Paraguai com maior frequência.
Para a segunda e a terceira semanas de fevereiro, a expectativa é de que as chuvas fiquem mais concentradas no Sul do Brasil. Por conta disso, Santos afirma que as precipitações tendem a ficar mais irregulares no norte do Brasil na segunda semana de fevereiro.
Para o mês de março, a Rural Clima indica bons volumes de chuvas no Brasil, destacando também que elas devem se estender pelo menos até a segunda quinzena de abril. Já a partir de maio as chuvas já devem se mostrar mais irregulares na faixa central do Brasil.
Paraguai
A meteorologista Ludmila Camparotto destaca que o Paraguai registrou chuvas localizadas ontem (30) e que a expectativa é de um tempo mais aberto sobre o país nos próximos dias, com temperaturas elevadas.
As chuvas estão previstas para retornar ao Paraguai no dia 6, mas em volumes irregulares
Conforme Ludmila, o primeiro final de semana de fevereiro pode ser marcado por chuvas no sul e norte do Paraguai, bem como na região do Chaco.
No dia 12, uma frente fria pode ingressar no Paraguai e levar volumes mais expressivas para todas as regiões. Fica o alerta de que a segunda quinzena de fevereiro pode ser um pouco mais úmida sobre o Paraguai.
A meteorologista ressalta que, ao longo de março, os volumes de chuvas podem diminuir no Paraguai, situação prevista também para o mês de abril.
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA