Corredor de umidade traz chuvas ao centro do Brasil – Rural Clima

566

Porto Alegre, 9 de outubro de 2023 – De acordo com alerta agroclimático da Rural Clima, há um corredor de umidade expressivo na faixa central do Brasil, trazendo chuvas para a região. A tendência é que a frente fria que atinge a área avance para o Oceano Atlântico, perdendo força no continente. Como ainda há umidade na atmosfera, não é descartada a possibilidade de chuvas na faixa litorânea brasileira e em algumas regiões do Sudeste.

Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, na quarta-feira, uma nova frente fria avança pelo Rio Grande do Sul. O novo sistema deve subir e novamente criar um corredor de umidade, levando chuvas ao centro do país e, após isso, se dissipa no Oceano.

“Não há um super El Niño. Se fosse um fenômeno clássico como foi entre 2018 e 2019 e entre 2014 e 2015, o quadro climático estaria completamente diferente”, afirma Marco. “Inclusive as temperaturas do Oceano já estiveram mais quentes. O cenário atual fomenta somente chuvas no Sul do Brasil”, destaca.

Por fim, Marco ressalta que as chuvas só devem se consolidar de fato na segunda quinzena de outubro. “Ainda estamos na primeira quinzena. As chuvas irão retornar de forma frequente em breve”, conclui.

Paraguai

Esta segunda-feira (9) deve registrar tempo aberto em todo o Paraguai. Contudo, há a expectativa de que este quadro mude durante a semana. Com o avanço de uma frente fria, a região oriental do país deve ser atingida por chuvas.

De acordo com a meteorologista Ludmila Camparotto, após isso, o retorno das precipitações deve ocorrer no começo da semana que vem, quando novamente outra frente fria avança pela região. Neste período, o clima no Paraguai deve ser de chuvas frequentes.

Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!