Porto Alegre, 30 de março de 2020 – Em busca da segurança e saúde dos cooperados, funcionários, parceiros e seus familiares, a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé implantou um plano de contingência com adaptações de atividades e segue monitorando as orientações dos órgãos de saúde competentes, em relação ao coronavírus (Covid-19).
O Plano envolve a adequação dos ambientes, a redução das equipes presenciais, a suspensão de eventos e de viagens, entre outras medidas para eliminar a aglomeração e o trânsito de pessoas neste período. A notícia parte da assessoria de comunicação da Cooxupé.
Medidas de prevenção para os cooperados
– Suspensão das visitas técnicas de agrônomos e técnicos agrícolas.
– Suspensão de eventos, palestras e da Assembleia Geral Ordinária para evitar aglomerações.
– Os atendimentos aos cooperados nas lojas e unidades foram adaptados para manter todo abastecimento e, assim, atender qualquer necessidade dos produtores. Incentivamos os associados para fazer suas compras por e-mail, telefone ou whatsapp. Atendimentos emergenciais podem ser feitos presencialmente, com os devidos cuidados.
– A Cooxupé também intensificou o processo de higienização e disponibilizou recipientes com álcool gel em todos os departamentos e unidades.
Medidas de prevenção para os colaboradores
– Suspensão de visitas, viagens a trabalho, eventos, reuniões, treinamentos, palestras e das atividades na Assoxupé (Associação dos Funcionários da Cooxupé) para evitar aglomerações em ambientes fechados.
– Suspensão de deslocamentos de colaboradores para outras unidades da Cooxupé.
– Cancelamento de viagens nacionais e internacionais.
– Para os colaboradores que estavam em viagem, a Cooperativa determinou uma quarentena de 14 dias.
– Em relação ao andamento da rotina administrativa da Cooxupé, a diretoria determinou que todos os colaboradores que fazem parte do grupo de risco por conta de faixa etária, portadores de doenças pré-existentes e gestantes devem permanecer em casa.
– Estagiários e jovens aprendizes também foram liberados do trabalho.
– Outras medidas, para reduzir o fluxo de funcionários nas unidades, foram a concessão de férias e intensificada a adoção do sistema home-office.
– A equipe do SESMT da cooperativa (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) também está monitorando e apoiando os colaboradores para maior eficácia na redução das situações de risco. Com a devida orientação deste setor, colaboradoras e colaboradores com sintomas de gripes e resfriados ficam em casa durante 3 dias com acompanhamento. Se até o terceiro dia estes sintomas desaparecerem, o profissional volta ao trabalho. Caso contrário é orientado a procurar o posto de saúde do seu bairro ou o médico da sua confiança para consulta e o devido tratamento.
– Os colaboradores que estão trabalhando presencialmente seguem medidas preventivas determinadas pelo Ministério da Saúde e órgãos governamentais como: uso de álcool em gel, orientação para lavar as mãos frequentemente, distância de 1,5 metro de outra pessoa.
– No transporte coletivo para colaboradores foram adotadas medidas de higienização e recomendado o distanciamento.
Durante esse período, a cooperativa também mantém a atualização frequente em relação aos canais de informações e orientações a respeito do cenário envolvendo as estratégias de prevenção e medidas recomendadas em relação ao novo coronavírus. Assim, diariamente, são enviadas mensagens por e-mail, WhatsApp, mídias sociais e SMS para todos funcionários e cooperados.
De acordo com a diretoria da Cooxupé, as medidas adotadas podem ser reforçadas ou substituídas a qualquer momento, já que a cooperativa acompanha e segue as orientações das autoridades competentes, como o Ministério da Saúde.
Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2020 – Grupo CMA