Campinas, 23 de abril de 2025 – Com os preços elevados no mercado internacional somados agora ao tarifaço de Donald Trump, o consumo de café nos Estados Unidos pode ser impactado. A avaliação foi feita pelo presidente da Associação Nacional do Café dos EUA (NCA na sigla em inglês), William Murray, que palestrou e concedeu entrevista aos jornalistas durante o 30º Encafé (Encontro Nacional da Indústria do Café), que ocorre de 23 a 25 de abril em Campinas/São Paulo, com a cobertura da Agência Safras News.
A NCA fez solicitação oficial ao governo americano que isentasse o café de quaisquer tarifas. Murray afirmou aos jornalistas que o pedido chamou a atenção das autoridades, mas é só o que se sabe até o momento. “É um bom sinal, mas é impossível prever o que vai acontecer”, afirmou. Nas circunstâncias atuais de mercado e, sobretudo agora com as tarifas, os preços ao consumidor devem subir, e rápido, e “não sabemos o impacto no consumo”.
Murray afirmou que as importações americanas chegam a 25 milhões de sacas de café verde por ano, o que é em torno do que o país consome ao ano. O Brasil é o principal fornecedor. Ele indica que as taxas de crescimento de consumo estão mais estáveis após um salto visto desde 1995. “Não acho que o consumo deva diminuir imediatamente, mas se as taxas ficarem assim por um longo período, os consumidores terão de fazer escolhas difíceis”, avaliou.
Os Estados Unidos importam 99% do café que consomem. Segundo dados apresentados por Murray, na palestra com o tema “O Mercado de Café dos EUA: Tendências e Desenvolvimento”, o setor café gera 2,2 milhões de empregos no país, US$ 343 bilhões em atividade econômica e US$ 38 bilhões em impostos.
Lessandro Carvalho – lessandro@safras.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA