Porto Alegre, 21 de janeiro de 2026 – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, participará do Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio (CBDA) no dia 30 de março, no Hotel Renaissance, em São Paulo. Ele fará a palestra inaugural com o tema “Ordem Econômica e Segurança Jurídica”. O evento chega à sexta edição e é realizado pelo Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA).
Após a palestra, será realizado o painel “Reforma do Estatuto da Terra e Aplicação do Marco Temporal”, com moderação de Jerônimo Goergen, presidente da ACEBRA e da APROBIO. Participam como debatedores Antonio Cabrera, Diego Viegas Veras, Elias Marques de Medeiros Neto e Luís Inácio Lucena Adams. O painel reunirá representantes do setor produtivo, do Judiciário e da advocacia.
O congresso também abordará outros temas relevantes para o setor, como seguro e financiamento rural, regulamentação e transição da Reforma Tributária e incentivos à segurança climática. Esses assuntos serão discutidos em mais três painéis ao longo do evento. A proposta é tratar dos principais desafios regulatórios e econômicos do agronegócio.
De acordo com Renato Buranello, presidente do IBDA, o agronegócio brasileiro enfrenta um cenário de complexidade crescente. Ele aponta a volatilidade climática e as recentes reformas estruturais como fatores que exigem maior atenção à gestão de riscos. “Somente com uma gestão alinhada a esse novo ambiente regulatório será possível garantir segurança jurídica, preservar a competitividade e sustentar o desenvolvimento do agronegócio”, destaca.
O evento será realizado das 9h às 18h no Hotel Renaissance São Paulo. As inscrições para participações presencial ou on-line poderão ser feitas pelo site oficial: https://congressodireitoagro.com.br/. A transmissão on-line será gratuita, e o prazo para inscrição vai até 29 de março ou enquanto houver vagas.
As informações são da assessoria de imprensa da IBDA.
Revisão: Ritiele Rodrigues – ritiele.rodrigues@safras.com.br (Safras News)
Copyright 2026 – Grupo CMA

