Porto Alegre, 12 de agosto de 2022 – Levantamento de SAFRAS & Mercado mostra que as vendas da safra brasileira de café 2022/23 seguem em ritmo compassado. A comercialização da safra 2022/23 até o último dia 09 de agosto alcançou 45% da produção, contra 39% do mês anterior.
O percentual de vendas é bem inferior a igual período do ano passado, quando girava em torno de 53% da safra. Mas, o fluxo de vendas está acima da média dos últimos anos para o período (43%). Assim, já foram negociadas 27,7 milhões de sacas de uma produção estimada em 2022/23 por SAFRAS & Mercado de 61,1 milhões de sacas.
Segundo o consultor de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, as vendas da safra 2022/23 continuam bastante cadenciadas para uma entrada de safra, diante da cautela do vendedor e da pouca agressividade do comprador. “A disponibilidade curta colabora com lentidão”, comenta.
As vendas de arábica alcançam 45% do total da produção. “Sinais erráticos sobre o potencial da safra e produtor mais capitalizado acabaram influenciando no fluxo de vendas ao longo da temporada. E, mais recentemente, o atraso na colheita e as dúvidas em relação ao tamanho da safra 2022 justificam essa postura retraída do produtor”, avalia Barabach. Em igual período do ano passado, o comprometimento por parte do produtor girava em torno de 52%. Já a média de vendas dos últimos 5 anos para o período é algo ao redor de 36%.
As vendas com conilon ganharam um pouco mais de ritmo, com a colheita se encaminhando para o fim e alcançam 45% da safra. Mesmo assim, continuam bem abaixo de igual período do ano passado, quando estavam em 55% e abaixo da média para o período (47%). “Produtor está compassando mais as suas posições com conilon, enquanto indústria doméstica adota uma postura mais cautelosa, diante das incertezas econômico-financeira, explicando o andamento mais lento dos negócios”, afirma.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA