Com tensão no Mar Negro e preocupação com clima nos EUA, milho tem forte alta em Chicago

464

    Porto Alegre, 24 de julho de 2023 – A Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) para o milho fechou a sessão de hoje com forte alta nos preços. O cereal foi impulsionado pelos ataques realizados pela Rússia a infraestrutura portuária ucraniana, o que pode desacelerar do fluxo de embarques da região do Mar Negro e trazer interrupções ao fornecimento de grãos.

    De acordo com fontes internacionais, o ataque ao Danúbio foi mais significativo do que os ataques a Odesa. Atualmente, o Danúbio representa a rota de exportação mais crucial para os grãos ucranianos. A busca por cargas no Mar Negro caiu 35% em comparação com semanas anteriores, afetada pela crescente incerteza em relação ao tráfego comercial. As informações são da Reuters.

    A alta do petróleo e as preocupações com o indicativo de calor e de chuvas irregulares em parte do cinturão produtor dos Estados Unidos ao longo dessa semana também influenciaram positivamente as cotações.

    O mercado digeriu ainda os números das inspeções de exportação norte-americanas de milho. As inspeções de exportação norte-americana de milho chegaram a 309.981 toneladas na semana encerrada no dia 20 de julho, conforme relatório semanal divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O mercado esperava 425 mil toneladas.

    Na semana anterior, haviam atingido 411.430 toneladas. Em igual período do ano passado, o total inspecionado foi de 753.793 toneladas. No acumulado do ano-safra, iniciado em 1o de setembro, as inspeções somam 34.232.224 toneladas, contra 51.080.547 toneladas no acumulado do ano-safra anterior.

    Na sessão, os contratos de milho com entrega em setembro fecharam a US$ 5,60 1/2 por bushel, alta de 33,50 centavos de dólar, ou 6,35%, em relação ao fechamento anterior. A posição dezembro fechou a sessão a US$ 5,68 1/4 por bushel, avanço de 32,00 centavos de dólar, ou 5,96%.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

     Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA