Com temperaturas negativas, geadas atingem Sul do Brasil – Rural Clima

1218
Image from Freepik

Porto Alegre, 26 de agosto de 2024 – De acordo com alerta agroclimático da Rural Clima, a segunda-feira amanheceu extremamente fria em grande parte do Centro-Sul do Brasil, após a passagem de uma frente fria que levou chuvas para a região.

O agrometeorologista Marco Antonio dos Santos pontuou que, em São Paulo, muitos locais foram focos de queimada. “As chuvas que o estado recebeu ajudaram no combate aos incêndios, principalmente na região de Ribeirão Preto”, disse.

Segundo Marco, geadas atingiram o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. “Para terem uma ideia, Garapova amanheceu com 1 grau negativo e algumas áreas serranas do Rio Grande do Sul com temperaturas entre 1 e 4 graus negativos. Ainda não há relatos de quebras no trigo”, explicou.

Amanhã (27), essa massa de ar polar já deve perder força, mesmo que haja previsão de temperaturas baixas em São Paulo e no sul de Minas Gerais. O sistema climático ainda não impactou totalmente o Sudeste, pois não conseguiu avançar por conta da nebulosidade na região.

Além disso, apesar das temperaturas no Sul do Brasil aumentarem um pouco, ainda há risco de geadas nos três estados da região, mesmo que pontuais. Os estados de São Paulo e Minas Gerais, no entanto, dificilmente terão geadas amplas. Com isso, de acordo com a Rural Clima, não há previsões de chuvas na semana em grande parte do Brasil.

No início de setembro, uma nova frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e trará chuvas para o estado gaúcho, bem como para Santa Catarina e sul do Paraguai. O sistema deve ser um pouco mais restrito, atingindo pouco o Paraná, com risco de precipitações apenas no extremo sudeste.

“Até o dia 10 de setembro não há perspectiva de chuvas na maioria das regiões produtoras, com exceção das precipitações na faixa litorânea do Nordeste e extremo oeste do Norte. Este mês está se mostrando ainda com pouquíssimas chuvas, com retorno regular somente para os últimos dias de setembro”, ressaltou o agrometeorologista.

Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA