Porto Alegre, 12 de agosto de 2022 – O mercado brasileiro de arroz teve uma semana de preços mais fracos, reflexo da menor demanda. Neste contexto, os produtores reduziram as pedidas, fazendo a cotação do cereal cair.
Na média do Rio Grande do Sul, principal referencial nacional, a saca de 50 quilos do cereal em casca finalizou o dia 11 de agosto cotada a R$ 77,01, recuo de 1,53% em relação a semana passada. Ainda era 2,11% mais alto frente ao mesmo período do mês anterior, mas 0,89% inferior quando comparado ao mesmo período do ano passado.
Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), no acumulado do mês de julho deste ano foram exportadas aproximadamente 111,517 mil toneladas de arroz em casca, frente a 14,589 mil toneladas exportadas no mês de julho do ano anterior. Já as vendas externas de arroz beneficiado totalizaram cerca de 65,083 mil toneladas, frente a 57,309 mil toneladas no mesmo período do ano passado.
“Apesar da firmeza do câmbio nos primeiros vinte dias do mês de julho, as importações também apresentaram resultados significativos, com aproximadamente 82,191 mil toneladas de arroz beneficiado vindas do exterior no mês de julho, frente a 52,525 mil toneladas importadas no mês de julho do ano de 2021”, destaca o analista de SAFRAS & Mercado, Evandro Oliveira.
Já as importações de arroz em casca totalizaram 5,5 mil toneladas, enquanto no mesmo período do ano anterior cerca de 7,2 mil toneladas de arroz em casca tinham sido compradas fora do país.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Rodrigo Ramos/ Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA