Com foco no plantio, negócios com trigo são escassos no Brasil

199

Porto Alegre, 17 de junho de 2022 – O mercado brasileiro de trigo teve uma semana de poucos negócios. Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Élcio Bento, os agentes estiveram focados no plantio. Ao mesmo tempo, a volatilidade internacional, aliada às variações do dólar e à perspectiva de escassez de oferta deixaram vendedores e compradores cautelosos.

Conab

O plantio de trigo da safra 2022 atingiu 47% da área, de acordo com relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com dados colhidos até 11 de junho. Na semana anterior, o plantio atingia 38,6%. Em igual período do ano passado, a semeadura atingia 54,2% da área.

Paraná

O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, informou, em seu relatório semanal, que o Paraná segue no cultivo da safra 2022 de trigo. Até agora, 69% da área de área estimada em 1,172 milhão de hectares, contra 1,225 milhão de hectares em 2021, queda de 4%. Na semana anterior, eram 65% plantados.

Rio Grande do Sul

As atividades de plantio no Rio Grande do Sul foram interrompidas entre 6 e 10/06, inicialmente pela ocorrência de chuvas e posteriormente pela manutenção de alta umidade nos solos, que impediam as operações. A partir do dia 11/06, essas atividades foram retomadas, com maior intensidade na região a Oeste, onde a semeadura é antecipada em comparação com as outras regiões do Estado. Segundo a Emater/RS, os triticultores apontam maior demanda por recursos financeiros em relação ao ano anterior e maior dificuldade em obtê-los em função da oferta reduzida nos agentes bancários.

Argentina

O plantio de trigo atinge 47,4% da área na Argentina. Segundo a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, a superfície é estimada em 6,4 milhões de hectares. Os trabalhos avançaram 17,1 pontos percentuais na última semana e estão 10 pontos atrasados na comparação com o ano passado. Em números absolutos, foram semeados 3,031 milhões de hectares.

Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA