Com fim da La Niña, regiões voltam a ter condições climáticas normalizadas – Rural Clima

557

Porto Alegre, 3 de abril de 2023 – O mês de abril será crucial para decidir o futuro das culturas de segunda safra, como milho e algodão, e terá muitas chuvas. A afirmação é do agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, no alerta agroclimático da Rural Clima.

De acordo com o alerta, há previsões das chuvas se estendendo até dia 15 e 20 de abril sobre toda a faixa Centro-Norte do Brasil. No geral, as condições devem ser excelentes, sem previsões de geadas. “Devemos ter apenas algumas temperaturas mais baixas, o que é comum da estação”, afirma Marco.

“Estamos caminhando para uma condição neutra do Oceano, e quando há este cenário, a tendência é que cada região impere sua condição climática padrão”, explica Marco.

Esta segunda-feira deve ser de instabilidade na faixa norte do Brasil e praticamente nada no sul. Isso ocorre, de acordo com Marco, por conta do avanço de uma massa de ar polar na região, que inibe o desenvolvimento das chuvas.

Ao longo dos próximos dias, o cenário deve se manter na parte sul do Brasil, com poucas precipitações, e muitas chuvas ao norte do continente. “A região do Matopiba e cerrado devem manter bom nível de chuvas”, ressalta o agrometeorologista.

De acordo com ele, a partir de quinta, o avanço de uma frente fria traz chuvas ao clima do Centro-Oeste e Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, inclusive, há risco até mesmo de tempestades. “Muito cuidado aos produtores do oeste do Paraná, sul do Paraguai e Rio Grande do Sul. Pode haver chuvas intensas e até novos problemas com granizo”, finaliza Marco.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA