Porto Alegre, 4 de janeiro de 2023 – Com chuvas irregulares ocorrendo na região de Soledade, no Rio Grande do Sul, as lavouras de milho já sofrem. Segundo fonte de atuação da área, que concedeu entrevista exclusiva à Agência SAFRAS, o milho primeira safra, que foi plantado mais cedo – metade da área -, floresceu no período da estiagem (entre outubro e novembro), o que acabou afetando o potencial produtivo. Alguns municípios chegam a registrar altas perdas, acrescenta.
A semeadura de milho atingiu 85% de uma área prevista de 78.720 hectares. As lavouras se encontram nas fases de maturação (6%), enchimento de grãos (67%), florescimento (2%) e desenvolvimento vegetativo (25%).
SOJA
As precipitações pouco expressivas que ocorrem semanalmente na região de Soledade, no Rio Grande do Sul, não preocupam, pois 95% das lavouras ainda estão em desenvolvimento vegetativo, uma fase que não necessita de grande consumo de água. As informações foram dadas por fonte da região, que concedeu entrevista exclusiva a Agência SAFRAS. O clima está razoavelmente bom, afirma.
Das lavouras restantes, todas se encontram em florescimento. O plantio de soja foi finalizado e a planta tem um crescimento e desenvolvimento na medida do normal, completa a fonte. A área consolidada foi de 482.130 hectares.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Yasmim Borges (yasmim.borges@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA