Colheita de trigo deve acelerar a partir do final de semana em Santa Rosa (RS)

1866

     Porto Alegre, 19 de outubro de 2022 – A colheita nas lavouras de trigo na regional da Emater/RS de Santa Rosa está sendo prejudicada pelo excesso de umidade. Segundo o engenheiro agrônomo Gilmar Vione, que concedeu entrevista exclusiva à Agência SAFRAS, boa parte das lavouras estava em fase de maturação, mas com as chuvas, não foi possível colher.

     O engenheiro agrônomo ressalta que, nessa semana, o tempo ficou seco, favorecendo os trabalhos no campo. Porém, a previsão para amanhã e sexta-feira é de precipitações. “Se o volume não for muito alto, não vai atrapalhar a colheita”, destaca. A partir do final de semana, Vione acredita que a colheita vai acelerar bastante, pois a previsão é que as chuvas parem.

     Até o momento, 3% de uma área de 300,700 mil hectares já foi colhida. Das lavouras restantes, 53% estão em fase de maturação e 44% em enchimento de grãos. A expectativa de produtividade é de 3.171 quilos por hectare.

SOJA

     O plantio de soja iniciou na regional da Emater/RS de Santa Rosa, atingindo 1% da área. Segundo o engenheiro agrônomo Gilmar Vione, a área a ser plantada deve aumentar em relação ao ano passado, sendo projetada em 540,950 mil hectares. “Isto é um reflexo da boa perspectiva econômica”, afirma.

     Conforme o entrevistado, o plantio da oleaginosa deve acelerar após o encerramento da colheita do trigo. A previsão é que os trabalhos de semeadura se estendam até o final de novembro. A expectativa de produtividade é de 3.261 quilos por hectare.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Yasmim Borges (yasmim.borges@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA