Colheita de soja atinge 88% da área na região de Cornélio Procópio (PR)

1223

Porto Alegre, 13 de março de 2024 – A colheita de soja alcançou aproximadamente 88% da área cultivada, de 336.370 hectares, na região de Cornélio Procópio, Paraná. Estima-se um aumento na intensidade dos trabalhos nas próximas semanas, com previsão de conclusão ao final do mês.

“O clima nas últimas semanas tem sido marcado por chuvas irregulares, resultando em distribuição inadequada de chuviscos”, relatou o técnico do Departamento de Economia Rural (Deral), Paulo Mileo, em entrevista exclusiva à Agência Safras.

As lavouras se dividem entre as fases de frutificação (2%) e maturação (98%). Dentre elas, 25% estão em condições ruins, enquanto 60% são de qualidade média e 15% apresentam bom estado. A produtividade projetada é de 1.980 quilos por hectare, ou cerca de 30 sacas por hectare. A estimativa inicial era de 60 sacas por hectare.

Para os próximos dias, a meteorologia indica calor excessivo com temperaturas na casa dos 30 graus e precipitações durante o fim de semana.

Levantamento Safras & Mercado

A colheita da safra de soja 2023/24 do Brasil está em 52,7% da área total esperada, até o dia 08 de março. A estimativa parte de levantamento de Safras & Mercado. Na semana passada, o índice era de 45,7%.

Os trabalhos estão mais adiantados se comparados com o mesmo período do ano passado – 48,9% – e também superam ligeiramente a média dos últimos cinco anos, de 51,3%.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Ritiele Rodrigues (ritiele.rodrigues@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2024 – Grupo CMA