Colheita da safrinha de milho está iniciando em Mineiros (GO)

194

     Porto Alegre, 5 de julho de 2022 – A colheita de milho safrinha está iniciando em Mineiros, no sudoeste de Goiás, na área cultivada de 80 mil hectares, segundo informações do departamento técnico da COPLAN – Comiva Planejamento Agropecuário.

     O engenheiro-agrônomo Sirlei Carvalho Rezende destaca que até agora cerca de 2% da área foi colhida. “O rendimento médio previsto para as lavouras se situa agora abaixo de 6.000 quilos por hectare, cerca de 20% a 30% abaixo do potencial previsto inicialmente, em razão das chuvas irregulares registradas na região a partir de abril. Em algumas áreas as precipitações foram boas, em outras praticamente não choveu”, explica.

     No momento, as lavouras ainda não colhidas se dividem entre as enchimento de grãos (20%) e maturação (80%). O avanço da colheita agora dependerá da perda de umidade das lavouras, uma vez que os armazéns da região somente estão recebendo o milho com teor de umidade abaixo de 20%.

     De acordo com o mais recente levantamento de SAFRAS & Mercado, a safrinha de milho de Goiás em 2022 é estimada em 11,636 milhões de toneladas, superando as 8,977 milhões de toneladas colhidas na temporada 2021. A área cultivada cresceu 2,3% e ocupou 2,403 milhões de hectares. O rendimento médio das lavouras é estimado em 4.841 quilos por hectare.

     Segundo o mais recente levantamento de SAFRAS & Mercado, até o dia 1 de julho a colheita da safrinha atingia 24,7% da área, contra 3,1% no mesmo período do ano passado. A média de colheita dos últimos cinco anos no estado é de 10,4%.

     Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA