Porto Alegre, 27 de junho de 2024 – A colheita de milho safrinha em Rio Verde, no sudoeste de Goiás, iniciou nos últimos dias e atinge em torno de 20% da área cultivada de 300 mil hectares, segundo informações do departamento técnico da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo).
A fonte relata que os produtores anteciparam um pouco o início dos trabalhos de colheita, por conta da queda das espigas, que decorre dos efeitos do ataque da cigarrinha e do percevejo-barriga-verde no período inicial de desenvolvimento das lavouras.
Segundo a fonte, mesmo com as lavouras tendo sido cultivadas em uma ótima janela, até 20 de fevereiro, os efeitos da falta de chuva, que não ocorre na região desde abril, acabou frustrando a expectativa dos produtores de colher uma super safra. Em regiões mais altas os rendimentos das lavouras têm variado entre 10.200 e 10.800 quilos por hectare, mas, nas demais, a produtividade média até agora tem oscilado entre 7.200 e 7.800 quilos por hectare, dentro da média esperada.
No momento, todas as lavouras estão na fase final de maturação, com os produtores na espera pela queda da umidade dos grãos para avançar na colheita. A tendência é de que os grãos possam ser colhidos com uma umidade um pouco mais elevada neste ano, ao redor de 16%, para tentar evitar que haja perdas por conta do calor e da falta de chuvas.
A Comigo espera concluir a colheita de milho safrinha, tanto na área de Rio Verde quanto nos demais 700 mil hectares cultivados com o cereal nos demais municípios em que atua até o mês de agosto. No momento, a Comigo trabalha com uma expectativa de rendimento final das lavouras entre 6.600 e 6.900 quilos por hectare.
De acordo com o mais recente levantamento de Safras & Mercado, a safrinha de milho de Goiás em 2024 é estimada em 15,241 milhões de toneladas, abaixo das 15,980 milhões de toneladas colhidas na temporada 2023. A área cultivada deve decrescer 3,9%, passando de 2,448 milhões de hectares para 2,353 milhões de hectares. O rendimento médio das lavouras é estimado em 6.477 quilos por hectare, aquém dos 6.526 quilos por hectare registrados na temporada anterior. A colheita no estado atingia 19,1% da área até o dia 21 de junho.
Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA