Porto Alegre, 17 de julho de 2025 – A colheita da safra 2025 de café conilon em Rondônia seguiu evoluindo rapidamente na última semana, e engloba cerca de 96% da produção esperada para o ano, contra um índice de 90% que era registrado em 9 de julho. O clima segue predominantemente seco, dentro da sazonalidade, ajudando a acelerar os trabalhos nas lavouras de café.
Em entrevista à Safras News, o corretor Ezequias Braz apontou que os preços pagos aos produtores de café conilon seguiram caindo na última semana, com registro de negócios nesta quinta-feira a R$ 960,00 por saca de 60 quilos, na base produtor. No início da colheita, em meados de abril, os preços pagos ao cafeicultor estavam perto da casa de R$ 1.500,00 por saca.
Desde então, os preços acumulam uma queda de mais de 35%, refletindo os referenciais internacionais e o crescimento da oferta por conta do avanço da colheita.
Ainda segundo Braz, cerca de 50% da produção esperada para este ano já está comprometida, praticamente sem andar na comparação com a última semana, com os preços mais baixos afastando os vendedores. Porém, com a colheita praticamente finalizada em Rondônia e também em outras regiões de conilon, a tendência é que os preços comecem, pelo menos, a se estabilizar nas próximas semanas.
A Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) estima que o estado de Rondônia irá produzir 2,281 milhões de sacas de 60 quilos de café conilon em 2025, alta de 8,9% em relação as 2,094 milhões produzidas em 2024.
Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA





