Logo (4)
COTAÇÕES
Dólar
Euro

COCCAMIG destaca que 2024 superou expectativas, mas estoques baixos do café ligam alerta

Links deste artigo

Porto Alegre, 21 de fevereiro de 2025 – Nos últimos anos, o mercado cafeeiro tem enfrentado grandes desafios. A produção nacional de café tem sido constantemente impactada por condições climáticas adversas, resultando em volumes abaixo do potencial produtivo do Brasil. No entanto, as cooperativas afiliadas à COCCAMIG, que representam mais de 50.000 famílias e têm presença no Sul de Minas, Cerrado e Matas de Minas, registraram crescimento tanto no faturamento total quanto no recebimento de café nos últimos anos. Esse avanço expressivo é reflexo do trabalho de gestão profissional adotado pelas cooperativas, impulsionado pelo suporte contínuo de cursos e capacitações oferecidos pela COCCAMIG em parceria com a OCEMG e o SESCOOP-MG. As informações partem da COCCAMIG.

 

Nos últimos seis anos, as cooperativas afiliadas à COCCAMIG ampliaram sua participação de mercado nas regiões onde atuam, consolidando-se como referências em segurança e transparência na gestão. Além disso, expandiram suas operações para novas cidades e regiões. Como resultado, em 2024, a COCCAMIG registrou um crescimento superior a 40% nas compras em conjunto.

 

De acordo com o Presidente do Conselho Administrativo – Marco Valério de Araújo Brito “o fortalecimento das cooperativas é um caminho essencial para garantir a sustentabilidade e a competitividade do agronegócio brasileiro. Em um ano de desafio como 2025, que também marca o reconhecimento global da Unesco ao cooperativismo, precisamos reafirmar o nosso compromisso com a a união entre as cooperativas. O setor agropecuário desempenha um papel estratégico na economia e na segurança alimentar, e as cooperativas têm mostrado, ano após ano, que são protagonistas nessa construção. Nosso desafio é seguir avançando, investindo em capacitação, tecnologia e boas práticas para que, juntos, possamos fortalecer ainda mais o cooperativismo.”

 

Em relação ao recebimento de café, a COCCAMIG registrou um aumento de 10% comparado ao de 2023, perdendo apenas para o ano de 2020. Apesar do aumento na entrada de café, os estoques de cafés das cooperativas afiliadas atingiram níveis historicamente baixos.

 

Ao final de janeiro de 2025, os estoques de passagem estavam cerca de 40% menores em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse volume só não é inferior ao registrado em 2019, ano que antecedeu a grande safra de 2020.

 

O Diretor Institucional da COCCAMIG, Lucas Alkimin Capristano reforçou que “diante das oscilações do mercado, a união das cooperativas se torna ainda mais essencial. O cooperativismo nasce da força coletiva, e é essa união que nos permite superar desafios e continuar crescendo. Em 2025, reforçamos nosso compromisso com os valores e princípios cooperativistas. A COCCAMIG seguirá trabalhando incansavelmente para fortalecer nossas cooperativas. Juntos, seguimos firmes na missão de construir um cooperativismo cada vez mais forte e sustentável no agronegócio brasileiro.”

 

A safra de 2025 tende a ser de menor porte, reflexo do estresse climático dos últimos anos. Combinado aos baixos estoques atuais, esse cenário trará desafios significativos na gestão de risco das cooperativas e de seus cooperados. No entanto, com seu compromisso contínuo com a valorização e o fortalecimento das cooperativas afiliadas, a COCCAMIG segue avançando e reafirmando seu papel como central no setor.

 

Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Safras News

 

Copyright 2025 – Grupo CMA

 

 

Compartilhe

  • Deixe uma resposta
    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PLATAFORMA SAFRAS

Ganhe uma visão uniforme e aprofundada do agronegócio com a Plataforma Safras: acesse análises, preços comerciais, fretes, paridades, estatísticas, indicadores, notícias, gráficos e baixe relatórios em um único lugar!

TUDO SOBRE O AGRONEGÓCIO

 GLOBAL EM UM SÓ LUGAR

Ver Pacotes
Group 139 1

CADASTRE SEU E-MAIL E FIQUE POR DENTRO DAS INFORMAÇÕES SOBRE O AGRONEGÓCIO.

Cadastrar