São Paulo, 25 de junho de 2025 – O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (25/6), no Ministério de Minas e Energia, em Brasília, aprovou o aumento na mistura obrigatória de etanol na gasolina para 30%, de 27,5%, conhecido como E30, e de biodiesel no diesel para 15%, de 14%, o B15. A decisão foi tomada após a 2 reunião extraordinária do conselho. As medida entram em vigor a partir de 1º de agosto.
Após a reunião, está sendo realizado o evento “O Combustível do Futuro Chegou”, que debate a importância dos biocombustíveis na descarbonização do setor de transporte.
Com a adoção do E30, o MME estima uma redução de até R$ 0,11 por litro no preço da gasolina, segundo dados apresentados pelo secretário de petróleo, gás natural e biocombustíveis do MME, Pietro Mendes.
O CNPE é um órgão de assessoramento da Presidência da República para a formulação de políticas e diretrizes energéticas do país. Além do MME, que preside o conselho, compõem o grupo outros 16 ministérios, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), representantes da sociedade civil e instituições de ensino.

