Porto Alegre, 8 de setembro de 2023 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, as chuvas torrenciais que atingem o Sul do Brasil, especialmente o Rio Grande do Sul, trazem muitos problemas rurais e urbanos. Além disso, quando analisados os próximos 15 dias, é possível observar que o estado inteiro continuará a receber volumes de chuvas significativos, com possibilidade de atingir níveis acima de 150mm. “Isso nos preocupa nos dois sentidos. Os rios estão elevando seus níveis drasticamente e inundando as cidades”, diz o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos.
Em contrapartida, a região central espera poucas chuvas para os próximos dias, uma vez que os corredores de umidade se voltam para o Sul. “Muitas chuvas estão chegando no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul”, explica Marco. As temperaturas voltam a ficar elevadas em toda região central, enquanto as temperaturas ao Sul do país devem ficar baixas pelo excesso de dias nublados, com a falta de radiação solar.
“Quando olhamos para frente, entre os dias 11 e 12 de setembro, uma nova frente fria avança no Rio Grande do Sul e leva ainda mais chuvas ao estado”, ressalta. “O corredor de umidade que desemboca na região passa pela faixa oeste do Brasil, então também há possibilidade de precipitações nessas regiões, apesar de pontuais e irregulares”, explica.
Por fim, Marco pontua que não há nenhum bloqueio atmosférico que impeça que pancadas de chuvas ocorram na região central do Brasil. Contudo, dificilmente haverá precipitações generalizadas. “As temperaturas estarão altas e as chuvas são irregulares, mas o produtor tem chuvas. As maiores dificuldades ficam mesmo para o Sul do país”, conclui.
Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!