Chuvas retornam gradativamente ao Rio Grande do Sul – Rural Clima

3119

Porto Alegre, 3 de março de 2023 – Segundo alerta agroclimático da Rural Clima, as chuvas estão retornando gradativamente ao Rio Grande do Sul, mesmo que irregulares, mas de forma frequente. O padrão deve ser o mesmo do ano anterior, onde passava uma frente fria por semana na região, ocasionando precipitações.

Há, atualmente, muitas áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul, Tocantins e faixa oeste do Brasil. Chove também em grande parte do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraguai.

A previsão, segundo o alerta, é que entre hoje e amanhã ocorram mais chuvas sobre o Sul do país, devido a entrada de uma frente fria, que deve organizar melhor as linhas de instabilidade, trazendo chuvas generalizadas e até mesmo em grande volume. Apesar disso, de acordo com o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, a fronteira do estado gaúcho deve registrar um cenário bastante irregular, com incerteza de chuvas constantes.

“Até o Oceano Pacífico não aquecer de fato, o clima na região oeste do Rio Grande do Sul continuará com poucas chuvas”, ressaltou o agrometeorologista. “Na Argentina começa a chover um pouco melhor na segunda quinzena de março, mas as condições seguem ruins”, disse.

Para Marco, o grande problema segue sendo o norte de Minas Gerais e algumas regiões da Bahia, que continuam sem nada de chuvas. Contudo, aos poucos as frentes frias que surgirem irão subir e, consequentemente, a semana que vem será marcada por “pancadas de chuvas de final de tarde”, destacou.

Com o enfraquecimento do La Niña, as chuvas perdem sua gradatividade generalizada no Brasil e os corredores de umidade tendem a ficar ao Sul. Isso faz com que o mês de março seja marcado por chuvas muito expressivas sobre a faixa central do país.

A região que mais deve sofrer neste período é o Nordeste, sendo atingido pela estiagem. Na segunda quinzena de março, contudo, a região deve registrar chuvas extremamente volumosas, generalizadas e até mesmo ininterruptas. Segundo Marco, isso pode atrapalhar a colheita da soja em vários pontos do Mapitoba.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA