Porto Alegre, 30 de janeiro de 2023 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, as chuvas ao longo da semana estarão concentradas na faixa central do Brasil, embora de forma mais irregular. “Há chance de precipitações na Amazônia, Rondônia, Bolívia, Paraguai, Paraná e Santa Catarina. Já no Rio Grande do Sul segue a falta de chuva, bem como no Uruguai e em algumas partes da Argentina”, destaca o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos.
Na Argentina, Santos destaca que um sistema de baixa pressão irá se formar e levará chuvas a grande parte das áreas produtoras da região central do país na quarta-feira (1). “Esse sistema tem chance de passar pelo Rio Grande do Sul e de trazer chuvas no final de semana, embora irregulares e concentradas na faixa norte do estado, com precipitações limitadas na metade sul gaúcha”, alerta.
Na região do Matopiba, no nordeste de Goiá, em Brasília e no norte de Minas, a semana tende a ser marcada também por volumes limitados de precipitações, que ocorrerão em forma de pancadas.
De modo geral, Santos ressalta que é preciso bastante atenção ao longo da semana com as chuvas no Brasil Central, que serão mais irregulares, devido à colheita da soja e ao plantio da safra de algodão e da safrinha de milho. “A primeira semana cheia de fevereiro tende a ser marcada por bons volumes de chuvas no Brasil Central”, sinaliza.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA