Chuvas na metade sul do Brasil devem permanecer ao longo da semana – Rural Clima

610
chuvas

Porto Alegre, 8 de agosto de 2022 – Segundo alerta agroclimático da Rural Clima, a frente fria que avançou no Sul do país neste fim de semana levou chuvas ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nesta segunda, causa precipitações no Paraná, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso e Paraguai.

As chuvas elevaram os níveis de umidade do solo, favorecendo as lavouras de inverno. Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, muitos produtores previram estas chuvas e fizeram aplicações de nitrogênio nas lavouras. As instabilidades devem permanecer até, pelo menos, quarta-feira.

A frente fria que passou pelo Sul do país provocou chuvas em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. No Sudeste, o decorrer da semana deve ser marcado por bastante umidade no estado paulista e triângulo mineiro. Na quarta-feira, devido a passagem de um ciclone pela costa sul do país, as áreas de instabilidade podem ganhar força e há uma tendência das chuvas aumentarem ainda mais a intensidade.

No Centro-Oeste, a preocupação se dá pelo fato de que diversas dessas chuvas registram mais de 20 milímetros, em um momento que a região armazena o milho a céu aberto e ainda há diversas áreas de algodão no campo. As chuvas devem atingir as principais áreas produtoras do oeste e sul do Mato Grosso, pegando também algumas áreas da metade sul de Goiás e norte do Mato Grosso do Sul.

Os acontecimentos no sul do Brasil, porém, não devem ter impacto no Norte. A região deve ter chuvas apenas sob o Acre e algumas áreas do oeste da Amazônia. A semana tende a ser marcada por tempo aberto e sem previsões de precipitações, que podem retornar apenas na segunda quinzena do mês.

Isso também serve para o Matopiba, que deve ter tempo aberto e sem previsão de chuvas para o restante do mês de agosto. A única preocupação é com o norte do Piauí, que pode sofrer com precipitações. A região oeste da Bahia pode registrar temperaturas mais baixas no final de semana, devido a uma massa de ar polar que avança pelo sul do Brasil.

No Paraguai, a semana começa com instabilidade, com possibilidade de chuvas na região oriental do país, na fronteira com Mato Grosso do Sul. Apesar disso, as chuvas devem ser irregulares e de baixa intensidade, não registrando volume significativo. Segundo a meteorologista Ludmila Camparotto, após a passagem da frente fria, a temperatura no país deve baixar, mas sem demais preocupações aos produtores.

“Depois disso, o tempo volta a abrir em praticamente todas as áreas produtoras do Paraguai, com expectativa do retorno das chuvas no início da próxima semana. Há a previsão de uma nova frente fria no período, que deve levar novamente chuvas ao Paraguai e beneficiará os níveis de umidade do solo.”

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA