Chuvas deverão retornar à faixa central do Brasil na próxima semana – Rural Clima

598
chuvas

Porto Alegre, 5 de agosto de 2022 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, não há previsões de chuvas para esta sexta-feira no Brasil, com exceção de algumas leves garoas em São Paulo. Entre sábado e domingo, porém, um novo sistema se forma e deve causar volumosas chuvas no extremo norte do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, sul do Mato Grosso do Sul e Paraguai.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

A próxima semana deverá ser marcada pelo retorno das chuvas na faixa central do Brasil. Na segunda-feira, há possibilidade de chuvas em Rondônia, faixa oeste do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

Já entre terça e quarta-feira, as chuvas chegam no sul do Mato Grosso, sul de Góias, triângulo mineiro e sul de Minas Gerais. Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, isso preocupa o milho, que se encontra armazenado a céu aberto, e o algodão. Apesar disso, a condição é boa para as lavouras de trigo e para os produtores que estão iniciando a semeadura de milho.

As temperaturas no Brasil nos próximos dias não devem ter grandes alterações, não causando preocupações para o desenvolvimento das lavouras no país.

No Paraguai, os próximos dias devem marcados por tempo instável e chuvas. De acordo com a meteorologista Ludmila Camparotto, o sistema que passou pelo Paraguai na quinta-feira trouxe chuvas irregulares, variando entre 1 a 7 milímetros, sem atingir a todas as regiões. “Já neste final de semana um novo sistema atuará no país, favorecendo a ocorrência de chuvas, que serão mais irregulares no Chaco e no sul paraguaio e, em maior volume, na região central”, comenta.

Já a próxima semana tende a ser marcada por garoas no país. “Após a passagem desse sistema, uma massa de ar polar deve derrubar as temperaturas no país, muito embora não haja risco de geadas amplas. Em regiões de baixadas, as temperaturas mínimas deverão oscilar entre 4 e 5 graus”, sinaliza.

Ludmila ressalta que o mês de agosto deve ser marcado por chuvas no Paraguai, embora rápidas e irregulares, o que reforça a necessidade de atenção dos produtores no que tange ao plantio de novas culturas.

Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram e Twitter e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Copyright 2022 – Grupo CMA