Porto Alegre, 2 de dezembro de 2024 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, as chuvas devem ser favoráveis em dezembro nas regiões Sul, Centro-Oeste e Norte, bem como em grande parte do Sudeste. De acordo com o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, há uma preocupação apenas com a Bahia, sul do Piauí e do Tocantins, oeste de Goiás, norte de Minas Gerais e o Espírito Santo, que podem registrar volumes menos expressivos de chuvas na segunda e na terceira semana do mês.
Mais para o curto prazo, a semana inicia com bons volumes de chuvas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, sul de Mato Grosso do Sul e em São Paulo. A partir de amanhã, as chuvas devem se concentrar sobre áreas do Sudeste e Centro-Oeste, podendo atingir áreas do Matopiba e da Região Norte.
No Sul do Brasil o tempo deve voltar a abrir a partir de amanhã, muito embora uma nova frente fria deve chegar ao Rio Grande do Sul no final de semana, provocando chuvas torrenciais. Esse sistema deve avançar e atingir os demais estados da Região Sul com bons volumes de chuvas também.
Paraguai
De acordo com a meterologista Ludmila Camparotto, as chuvas devem atingir o Paraguai entre hoje e amanhã. Nesta segunda-feira os volumes devem ficar concentrados no Sul do país, enquanto nas regiões Norte e do Chaco as precipitações devem ser mais irregulares ao longo do dia.
Na terça-feira, as chuvas devem atingir áreas de fronteira do Paraguai com o oeste do Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul.
Na quarta-feira, o tempo deve abrir no Paraguai, com as chuvas retornando no final de semana.
Entre os dias 12 e 13, Ludmila informa que um novo sistema deve atingir o Paraguai, provocando chuvas na região do Chaco.
A partir da segunda quinzena de dezembro, a expectativa é de que as chuvas fiquem mais irregulares no Paraguai.
Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA