Porto Alegre, 2 de janeiro de 2023 – Segundo alerta agroclimático da Rural Clima, o mês de janeiro deve ser marcado por chuvas constantes na região central do Brasil. Para o dia de hoje, há previsão de tempo fechado no Sul do país e Paraguai, impactados por uma frente fria.
Amanhã, o avanço da frente fria faz com que o tempo feche de vez, tendo previsões de chuvas generalizadas na faixa central do Brasil. Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, o cenário atrapalha o andamento da colheita da soja e do plantio do algodão e milho safrinha da região.
“Muito cuidado ao produtor que está no processo de colheita, pois o tempo fecha de novo sobre a faixa central do Brasil. As chuvas estão avançando e chegando no centro do país muito rápido”, disse Marco. “Há previsões de precipitações contínuas nessa faixa central, voltando a chover também no Mapitoba, apesar de ser um cenário irregular”, complementou.
As chuvas devem voltar a atingir o Sul do Brasil ao menos uma vez por semana, e após isso se deslocam para a centro do país. “O que vemos na semana e o que se espera para janeiro é que chova muito nesta faixa central, com um aumento gradativo das precipitações no Sul do país”, disse Marco.
Paraguai
No Paraguai, a semana deve ser marcada por instabilidade, causada pela mesma frente fria que avança pelo Sul do Brasil. De acordo com o agrometeorologista, as chuvas atingirão predominantemente o centro do país. “As chuvas irão beneficiar o desenvolvimento das lavouras”, disse.
Do meio para o final da semana o tempo volta a abrir, possibilitando assim a realização dos tratos culturais. No início da semana que vem, a tendência é de uma nova frente fria, que trará novas chuvas. Para o mês de janeiro, pelo menos uma frente fria deve passar pelo país e ocasionar chuvas.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA