Porto Alegre, 25 de abril de 2025 – Na virada de abril para maio, as chuvas deverão ficar concentradas no centro-norte do Brasil. De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, uma frente fria deve provocar chuvas hoje no norte do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Pará.
O agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, informa que amanhã a frente fria deve perder força no Paraná e em São Paulo, levando chuvas mais para a região norte do país.
Entre os dias 27 e 28, uma nova frente fria deve se formar no Paraguai e levar chuvas ao Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Essa instabilidade pode provocar chuvas também em áreas do Sudeste e do Centro-Oeste.
Nos dias 29 e 30, Santos sinaliza que as chuvas em áreas produtoras de cana-de-açúcar no Sudeste podem atrapalhar as atividades de colheita.
Já no Centro-Sul do Brasil, o ingresso de uma massa de ar polar levará ao declínio da temperatura. Por conta disso, o tempo deve seguir praticamente aberto nessa região até o dia 7 de maio.
Santos comenta que as chuvas na primeira metade de maio ficarão concentradas no Centro-Norte do brasil. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina as chuvas devem retornar mais para a segunda metade de maio, permitindo o plantio das lavouras de inverno.
Estados Unidos
Nos Estados Unidos, a previsão é de chuvas nos próximos 15 dias no Meio-Oeste. Essa situação, conforme Santos, deve seguir favorecendo as condições de plantio e de germinação das lavouras de grãos norte-americanas.
O agrometeorologista não observa indicativos de problemas à frente para a safra norte-americana, embora indique que o momento de neutralidade climática pode trazer um verão um pouco mais seco para o país, com chuvas mais irregulares. “Isso não significa que haverá problemas para a safra, muito embora deve fazer com que o mercado de clima fique mais ativo neste ano”, conclui.
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA