Porto Alegre, 2 de setembro de 2022 – Segundo alerta agroclimático da Rural Clima, os próximos 15 dias ainda devem ser marcados por muitas chuvas no Sul do Brasil, bem como a aparição de algumas precipitações na região central do país.
As chuvas que começam a surgir na região central do país não devem ser regularizadas, mas dão indícios para o início do plantio da nova safra. Na semana do dia 12, dias antes do término do vazio sanitário, as chuvas começam a ganhar mais volume.
Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, entre 15 de setembro e 15 de outubro, as chuvas de fato começam a ganhar presença, mas ainda de forma muito irregular. Por mais que as precipitações ocorram, não é garantia de que o sistema perdurará por um período consideravelmente favorável para a realização do plantio.
No Paraguai, segundo a meteorologista Ludmila Camparotto, a tendência do clima é de que ocorram algumas chuvas durante o mês de setembro. “As chuvas aparecem principalmente na segunda quinzena, com o início de outubro também se mostrando muito úmido”. A temperatura no país deve ter uma queda acentuada nos próximos dias, mas nada que preocupe o desenvolvimento das lavouras.
Ainda sobre as chuvas no Paraguai, Ludmilla fala que “ao longo de setembro teremos pelo menos uma chuva por semana, então há uma condição boa para plantio, porém fiquem muito atentos a elas, pois as precipitações tendem a ser irregulares”.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA