Porto Alegre, 7 de fevereiro de 2025 – As chuvas devem começar a dar trégua na região central do Brasil, de acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima. De acordo com o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, o tempo mais aberto em parte do Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo ao longo dos próximos dias permitirá a colheita da soja e o plantio do milho safrinha, que se mostra bem mais lento frente ao ano passado.
No Rio Grande do Sul, após as chuvas de ontem o tempo deve voltar a abrir ao longo do dia. Já Santa Catarina, Paraná, São Paulo e o noroeste de Mato Grosso ainda podem registrar pancadas de chuvas nos próximos dias.
No Acre, Roraima, Amapá, Amazonas, Tocantins, Maranhão e no norte de Mato Grosso as chuvas ainda podem ser frequentes nos próximos dias, dificultando os trabalhos no campo.
Santos faz o alerta que no Rio Grande do Sul e na Argentina o tempo mais aberto até terça-feira, quando deve voltar a chover, será marcado por temperaturas extremamente elevadas, podendo ultrapassar os 45 graus celsius em algumas áreas, degradando ainda mais as condições das lavouras. “Por outro lado, entre os dias 12 e 22 de fevereiro, três frentes frias deverão passar pelo Rio Grande do Sul, trazendo chuvas”, sinaliza.
O agrometeorologista indica que a segunda quinzena de fevereiro deve ser marcada por chuvas mais regulares pelo país, exceto na região Nordeste.
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA