Chuvas devem atrapalhar colheita da soja e plantio do milho no Centro-Norte do Brasil – Rural Clima

2264
chuvas

Porto Alegre, 13 de fevereiro de 2023 – A semana tende a ser marcada por chuvas em boa parte do Brasil, o que pode atrapalhar a colheita da soja e o plantio do milho safrinha no Centro-Norte, segundo o alerta agroclimático da Rural Clima.

De acordo com o agrometerologista Marco Antonio dos Santos, o destaque fica com o retorno da chuva no Sul do Brasil e a possibilidade de chuvas de invernada na região Centro-Norte do país no final da semana.

A segunda-feira deve ser marcada por pancadas de chuvas no Centro-Oeste, Sudeste e em áreas do Paraná. No sul do Rio Grande do Sul já está chovendo hoje, mas amanhã a instabilidade ganha força no país e deve levar chuvas a Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, sul do Rio de Janeiro, ao Paraguai e ao sul da Argentina.

Segundo Santos, na quarta-feira, chuvas chegam ao Rio Grande do Sul, bem como ao sul do Paraguai, Santa Catarina e Paraná. Depois, a frente fria avança e a partir de quinta-feira provoca chuvas intermitentes sobre toda a faixa central do Brasil, pegando desde a Amazônia, Rondônia, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, norte do Paraná, Espírito Santo e Rio de Janeiro, assim como toda a região Norte, podendo se estender durante o final de semana. No Matopiba são esperadas chuvas mais para o final de semana.

Marco diz que a semana do Carnaval será marcada por muitas chuvas, o que deve atrapalhar a colheita da soja e o plantio do milho safrinha na região Centro-Norte do Brasil. “Na Região Sul, apesar do fim de semana voltar a ser marcado pelo tempo mais aberto, para a última semana de fevereiro a previsão é de mais chuvas”, afirma.

Paraguai deve ter semana marcada por chuvas e umidade, atrapalhando a colheita

A semana abriu com tempo ainda aberto no Paraguai, mas a chegada de uma frente fria já provocará chuvas, ainda que irregulares, sobre a região de fronteira com o Paraná e Mato Grosso do Sul mais para o final do dia.

De acordo com a meteorologista Ludmila Bardin, entre amanhã e quarta-feira esse sistema ganha força e há chance de chuvas na região de fronteira com a Argentina, central e sul do país, embora ainda irregulares. “Deve chover em todas as áreas, mas no sul do pais a precipitação será mais limitada. O tempo fechado, pelo menos até quinta-feira pode atrapalhar a colheita”, sinaliza.

Bardin diz que o tempo no Paraguai deve voltar a ficar aberto no final da semana. No começo da próxima semana, contudo, não se descarta a ocorrência de pancadas pontuais, mas sem atrapalhar o trabalho no campo. “Entre os dias 24 e 26 de fevereiro, áreas de instabilidade podem provocar novas chuvas sobre o Paraguai”, alerta.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA