Chuvas devem atingir faixa central do Brasil ao longo da semana – Rural Clima

443
clima

Porto Alegre, 8 de janeiro de 2024 – De acordo com alerta agroclimático da Rural Clima, uma frente fria avança nesta segunda-feira pela fronteira oeste do Rio Grande do Sul, levando chuvas a grande parte das regiões produtoras do estado.

Um outro sistema estará sob a faixa central do Brasil, que mantém o tempo instável, atingindo as regiões Centro-Oeste, Sudeste, Matopiba e Amazônia. No Nordeste, não há previsão de chuvas, bem como na faixa mais norte do Sul.

Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, é possível reparar que a frente fria que avança pelo Rio Grande do Sul trará chuvas exclusivas ao estado e, mesmo assim, irregulares. “Na faixa central, o sistema mantém um corredor de umidade, com previsão até mesmo de uma mini invernada”, disse.

O alerta agroclimático pontua que, na quarta-feira (10), uma nova frente fria avança pelo Rio Grande do Sul. “Essa sim deve ter intensidade para levar chuvas também ao Paraná e Mato Grosso do Sul. Pelos próximos 15 dias, a previsão é que as chuvas continuem na maior parte do Brasil”, explicou Marco.

Há uma tendência de que, ao longo da segunda quinzena de janeiro, esses sistemas fiquem mais ao Sul e levem chuvas mais regulares para a região. “As temperaturas ainda continuarão altas exclusivamente por conta dos efeitos do fenômeno El Niño”, conclui o agrometeorologista.

Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2024 – Grupo CMA

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!