Chuvas começam a ficar mais frequentes no centro-norte do Brasil – Rural Clima

661
chuva

Porto Alegre, 20 de novembro de 2023 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, as chuvas começarão a ficar mais frequentes sobre o centro-norte do Brasil daqui para frente, muito embora os volumes ainda deverão seguir limitados. Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, não deve haver uma estiagem maior do que cinco dias em nenhuma região do Brasil de agora em diante.

Conforme Santos, nos últimos três dias foram registradas precipitações irregulares no norte do Mato Grosso do Sul, no extremo oeste e sul de Mato Grosso, em Goiás e em Rondônia. Já no Sul do Brasil houve chuvas de grande volume.

Nessa segunda-feira (20), há expectativa de chuvas nas faixas central e norte do Brasil e tempo aberto na Região Sul. “Amanhã há previsão de mais chuvas no centro-norte do país, embora ainda irregulares. No Rio Grande do Sul, uma nova frente fria ingressa e levará chuvas torrenciais ao estado, a Santa Catarina, Paraná, sul do Paraguai e norte da Argentina. Chuvas são esperadas também na Bolívia, Rondônia, Amazonas e Pará. Por outro lado, há poucas chuvas previstas para o norte de Minas Gerais, Bahia, Piauí, Maranhão e interior do Nordeste” detalha.

O agrometeorologista afirma que a falta de chuvas já afetou as lavouras de milho, soja, café e hortaliças. Ele acrescenta que os próximos dias deverão ter temperaturas elevadas, mas bem abaixo da onda de calor observada nos últimos dias.

Paraguai

No Paraguai, após dias seguidos de chuvas, o tempo se mostra mais aberto nesse começo de semana. A meteorologista Ludmila Camparotto sinaliza que essa condição será mantida até quarta-feira, quando um novo sistema deve avançar e levar chuvas para a parte oriental, do Chaco e de fronteira com o Mato Grosso do Sul e o Paraná. No sul do Paraguai a chance de chuva será menor na passagem dessa nova frente fria, que deve atuar por um ou dois dias.

No começo da próxima semana, Ludmila sinaliza que um novo sistema deve atuar sobre o Paraguai e trazer chuvas, deixando as temperaturas um pouco mais amenas.

Já para dezembro a previsão é de chuvas mais frequentes sobre o Paraguai, sem longos períodos de veranico.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA