China afirma que relações com o Japão estão em ‘ponto crítico’

250

São Paulo, 26 de julho de 2024 – O Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, afirmou que as relações entre China e Japão estão em um “ponto crítico”, durante uma reunião com sua contraparte japonesa, Yoko Kamikawa. A conversa abordou questões delicadas, como cidadãos japoneses detidos na China, proibições de importação de alimentos e restrições aos semicondutores.

O encontro ocorreu à margem da reunião de ministros das Relações Exteriores da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean, na sigla em inglês), em Laos, que antecede a Cúpula da Ásia Oriental e o Fórum Regional da Asean, focado em segurança. As relações entre os dois países têm sido tensas nos últimos anos devido a disputas territoriais, tensões comerciais e a decisão de Tóquio de liberar água tratada da usina nuclear Fukushima no mar.

Nos últimos meses, no entanto, autoridades chinesas e japonesas começaram a retomar conversas consultivas, sinalizando uma possível estabilização das relações. Wang disse a Kamikawa que as relações estão em um ponto decisivo: “avançar ou ficar para trás”.

Durante a reunião, Kamikawa pressionou fortemente pela suspensão das restrições de importação que Pequim impôs aos produtos alimentícios japoneses após a liberação da água de Fukushima. Ela também pediu a liberação rápida dos cidadãos japoneses detidos na China. A prisão de um executivo da farmacêutica japonesa Astellas Pharma na China causou um efeito negativo significativo nos negócios e contribuiu para uma queda no investimento estrangeiro e um êxodo de expatriados japoneses.

Kamikawa destacou a importância de criar um ambiente em que cidadãos e empresas japonesas possam operar na China com tranquilidade. O Japão, aliado próximo dos Estados Unidos, buscou reduzir suas ligações econômicas com a China em áreas estratégicas e alinhou-se aos Estados Unidos nas restrições para limitar o acesso de Pequim a semicondutores avançados.

Wang afirmou que as restrições de exportação de semicondutores do Japão não visam nenhum país específico e que o Japão está disposto a manter uma comunicação construtiva sobre o assunto com a China. Ambos os ministros concordaram em fortalecer a comunicação regular e estenderam convites mútuos para visitar seus respectivos países para continuar as discussões.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA