São Paulo – A vice-presidente de supervisão do Federal Reserve, Michelle Bowman, disse em discurso hoje que apoiaria uma redução da taxa básica de juros na próxima reunião do banco central, caso a inflação continue sob controle.
“Se as pressões inflacionárias continuarem contidas, eu apoiaria a redução da taxa de juros já na nossa próxima reunião, para aproximá-la de um nível neutro e sustentar um mercado de trabalho saudável”, afirmou ela em declarações preparadas. “Enquanto isso, continuarei monitorando atentamente as condições econômicas à medida que as políticas do governo, a economia e os mercados financeiros evoluem.”
Bowman é a segunda autoridade do Fed, nos últimos dias, a sugerir que as tarifas impostas pelo presidente Donald Trump provavelmente terão um impacto temporário e limitado sobre os preços – o que abriria caminho para cortes de juros. Bowman se alinha a Waller, que também declarou que o Comitê pode considerar um corte em julho.
Ela também disse que apoiou a mudança de tom no comunicado pós-reunião, destacando que a incerteza em torno da política econômica diminuiu e que o foco agora está se voltando para possíveis sinais de fraqueza no mercado de trabalho.
Economistas temiam que as tarifas de Trump aumentassem a inflação, mas os indicadores mostraram pouco ou nenhum impacto até agora. Além disso, o presidente tem suavizado seu discurso e sinalizado abertura para negociações com parceiros comerciais importantes.
“Acredito que é provável que o impacto das tarifas sobre a inflação seja mais lento, mais atrasado e menor do que se imaginava inicialmente, especialmente porque muitas empresas anteciparam seus estoques”, disse Bowman. “À medida que pensamos nos próximos passos, é hora de considerar o ajuste da taxa de juros.”
Trump defende uma redução de pelo menos 2 pontos percentuais, mas Bowman não especificou qual seria o corte ideal, e Waller afirmou que não há necessidade de uma ação tão drástica.
A próxima reunião do Comitê Geral do Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) está marcada para os dias 29 e 30 de julho.

