Porto Alegre, 9 de janeiro de 2026 – O Centro-Sul do Brasil deve registrar chuvas nos próximos dias, de acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima. Segundo a agrometeorologista Ludmila Camparotto, um sistema de baixa pressão que se formou na Argentina deve trazer tempo severo para o sul do Paraguai e o oeste do Rio Grande do Sul ao longo do dia. “Podem ocorrer ventos fortes e granizo”, alerta.
Ludmila afirma que não se descarta a ocorrência de granizo pontual em áreas do Paraguai, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo amanhã. “Os estados de Santa Catarina e do Paraná tem risco para ocorrência de granizo também no domingo”, disse.
A agrometeorologista destaca que ao se aproximar do oceano Atlântico, o sistema de baixa pressão deve criar um corredor de umidade, levando chuvas para a faixa central do Brasil no início da próxima semana.
Na terça-feira (13), um novo sistema deve se formar na Argentina, levando chuvas novamente ao Rio Grande do Sul.
Na quarta-feira (14), há risco de chuvas mais intensas em áreas de divisa entre os estados de São Paulo e de Minas Gerais.
Segundo Ludmila, o sistema deve ficar estacionado pelo Centro-Sul do Brasil na próxima semana e dificilmente deve avançar para áreas do Matopiba. “As condições de chuvas no Matopiba devem ser melhores somente a partir do dia 18”, sinaliza.
Já no dia 20, um novo sistema deve se formar na Argentina, levando chuvas para áreas da Região Sul do Brasil.
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2026 – Grupo CMA




