Porto Alegre, 22 de maio de 2024 – A Bolsa de Mercadorias e Futuros de Nova York (ICE Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta quarta-feira com preços mais altos.
Em mais uma sessão volátil, NY voltou a ter boa alta e testou a importante linha técnica e psicológica de US$ 2,20 a libra-peso no contrato julho. Há um componente técnico por trás destas altas, com o mercado testando e superando resistências, o que atrai mais compras e acelera os movimentos positivos.
O robusta/conilon segue dando suporte ao arábica em NY. Há preocupações com a safra futura de robusta do Vietnã, em função de falta de umidade em importantes regiões produtoras, e a colheita do conilon no Brasil é lenta e demonstra rendimentos abaixo das expectativas.
Mas a apreensão na safra brasileira não se restringe ao conilon. A colheita do arábica ainda está muito no começo, mas também há indicações de grãos na média mais miúdos que o esperado, o que pode afetar o tamanho da safra. Isso está ocorrendo devido às temperaturas elevadas do ano passado e falta de chuvas.
Ainda há questões logísticas no Brasil que preocupam o mercado, sobretudo no Porto de Santos. Há atrasos de navios e falta de espaços, com escassez de contêineres, o que gera apreensões em relação ao fluxo da oferta brasileira em pleno período de colheita, contribuindo para o tom altista dos últimos dias.
Os contratos com entrega em julho/2024 fecharam a 220,45 centavos de dólar por libra-peso, com valorização de 3,25 centavos, ou de 1,5%. A posição setembro fechou a 219,25 centavos, com ganho de 3,25 centavos, ou de 1,5%.
Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) – Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA