Café volta a se aproximar dos níveis mais altos em 13 anos em NY, com dólar fraco e clima seco no Brasil

737

     Porto Alegre, 24 de setembro de 2024 – A Bolsa de Mercadorias e Futuros de Nova York (ICE Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta terça-feira com preços mais altos.

     O mercado encontrou suporte no dia na baixa do dólar contra o real e outras moedas e com a valorização do petróleo e nas bolsas de valores. E persistem as grandes preocupações com a safra brasileira de 2025, devido à prolongada falta de chuvas e elevadas temperaturas. O período é de floradas e são necessárias chuvas para a abertura e pegamento das floradas.

     Há perspectiva de uma maior regularidade de chuvas em outubro, mas crescem as indicações de prejuízos já consolidados para a safra do próximo ano devido ao longo período sem umidade.

     Com isso, no dia, o contrato dezembro teve máxima de 270,40 centavos de dólar por libra-peso, se aproximando dos 271,80 centavos de dólar alcançados no dia 16, que é o valor mais alto do café em NY nos últimos 13 anos. O mercado reduziu os ganhos por realização de lucros e ajustes técnicos.

     Segundo a Reuters, também limitaram os ganhos os relatos de que o Regulamento sobre Desmatamento da União Europeia (EUDR), que proíbe a importação de commodities ligadas ao desmatamento, poderia ser adiado nos próximos dias, disseram traders. O regulamento deverá entrar em vigor no final de dezembro e tem impulsionado as importações de café do bloco durante grande parte deste ano. A extensão no prazo para o adequamento pode reduzir o fluxo de importações, o que seria um aspecto baixista para o café.

     Os contratos com entrega em dezembro/2024 fecharam a 267,80 centavos de dólar por libra-peso, com alta de 4,15 centavos, ou de 1,6%. A posição março/2025 fechou a 265,85 centavos, elevação de 4,55 centavos, ou de 1,7%.

Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA