Café tem queda livre em NY e volta a ficar abaixo de US$ 1,60 com correção técnica

391

     Porto Alegre, 01 de novembro de 2023 – A Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta quarta-feira com preços acentuadamente mais baixos.

Após subir no fechamento 5,1% para dezembro na terça-feira, o mercado devolveu nesta quarta quase que todo o ganho anterior. A “montanha-russa” persiste no mercado de café em NY, com ampla volatilidade. Desta vez a correção técnica foi para baixo após o mercado encontrar resistências. Assim, a bolsa voltou a fechar no contrato dezembro abaixo da importante linha de US$ 1,60 a libra-peso, que continua a ser um suporte para o mercado para se observar nos próximos dias.

Embora haja preocupações com os baixos estoques certificados na Bolsa de Nova York (ICE Futures US), os embarques brasileiros seguem muito sólidos. As exportações brasileiras passaram de 4 milhões de sacas em outubro.

O mercado segue atento à questão dos baixos estoques certificados e à situação de oferta no Brasil, Colômbia, Vietnã e outras origens. No Brasil, o monitoramento é para a frequência de umidade para o desenvolvimento das lavouras com vistas à safra de 2024, com preocupações com a regularidade das chuvas e às alturas temperaturas.

A semana também é de preocupações com o mercado financeiro global, ante decisões de taxas de juros nos Estados Unidos, também no Brasil, e com o conflito no Oriente Médio, entre outras apreensões.

     Os contratos com entrega em dezembro/2023 fecharam o dia a 159,80 centavos de dólar por libra-peso, desvalorização de 7,50 centavos, ou de 4,5%. A posição março/2024 fechou a 158,85 centavos, perda de 6,05 centavos, ou de 3,7%.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

     Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA