Porto Alegre, 13 de novembro de 2023 – A Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta segunda-feira com preços acentuadamente mais altos.
Depois da sexta-feira negativa, NY abriu essa semana com um pregão de boa valorização. Foi mais um dia de volatilidade ampla, mas as cotações voltaram a subir refletindo as preocupações com os estoques certificados historicamente baixos em NY, nos níveis mais fracos em 24 anos.
A valorização do petróleo, de outras commodities e das bolsas de valores pelo mundo contribuíram para um dia positivo também no café. O mercado monitora ainda o clima nas regiões cafeeiras do Brasil, com as chuvas devendo melhorar somente na próxima semana. Esta semana deve ser de baixa umidade e altas temperaturas, o que gera preocupações em relação à safra de 2024.
Com a alta desta segunda-feira, NY voltou a trabalhar com os preços mais altos em quase 5 meses. O movimento de rolagens do contrato dezembro segue muito forte, ante a proximidade da notificação de entregas da posição. E há um grande spread entre o contrato dezembro e março de 2024, sendo março a posição referência para o mercado, com mais posições em aberto. O dezembro mais valorizado remete à apreensão com a oferta restrita de curto prazo, que vem dos baixos estoques certificados.
Os contratos com entrega em dezembro/2023 fecharam o dia a 178,65 centavos de dólar por libra-peso, valorização de 4,15 centavos, ou de 2,4%. A posição março/2024 fechou a 173,20 centavos, alta de 2,65 centavos, ou de 1,5%.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA