Porto Alegre, 22 de janeiro de 2023 – A Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta segunda-feira com preços acentuadamente mais altos.
O mercado de café encontrou sustentação em aspectos financeiros, técnicos e envolvendo logística, segundo o consultor de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach. Segundo ele, a valorização do petróleo garantiu sustentação ao café. Tecnicamente, NY firmou-se acima de 180 centavos e o contrato março superou a linha de 190 centavos, o que atraiu mais ordens de compra, com stops de vendidos, acelerando o movimento positivo.
Londres avançou bem, atingindo no robusta os patamares mais altos em 16 anos e puxando também o arábica em NY. Questões logísticas preocupam muito, com as notícias de possíveis atrasos e prejuízos às exportações de robusta da Ásia para a Europa, devido aos ataques realizados pelos Houthis contra navios comerciais no Mar Vermelho. Isso encarece os fretes e trava uma importante rota dos embarques da Ásia para a Europa, destaca Barabach.
E ainda há as preocupações com o clima no Brasil. As informações seguem sendo de umidade insuficiente em importantes regiões, trazendo dúvidas em relação à produção deste ano.
Os contratos com entrega em março/2024 fecharam o dia a 192,25 centavos de dólar por libra-peso, valorização de 7,10 centavos, ou de 3,8%. A posição maio/2024 fechou a 187,55 centavos, elevação de 5,70 centavos, ou de 3,1%.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA