Porto Alegre, 05 de março de 2024 – A Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta terça-feira com preços mais baixos.
Após a boa alta da sessão anterior, quando os preços bateram nos níveis mais altos em duas semanas, NY teve um movimento natural de correção técnica, com realização de lucros. Além disso, indicações de aumento nos estoques certificados da bolsa e bom desempenho das exportações brasileiras exerceram pressão sobre as cotações.
Segundo o Barchart, após caírem a níveis históricos de baixa ano passado, os estoques certificados têm crescido bem e atingiram os níveis mais altos em quatro meses, trazendo um sentimento de maior tranquilidade em relação aos estoques de curto prazo.
O Brasil registrou embarques recordes para um mês de janeiro e agora se esperam os números de fechamento de fevereiro, acima da linha de 3 milhões de sacas, o que também traz pressão sobre as cotações.
Tecnicamente, NY na segunda-feira bateu na máxima em 189,60 centavos. Não conseguiu atingir a importante linha de 190 cents, demonstrando seguir preso à faixa entre 180 e 190 centavos. Por outro lado, nesta terça-feira encontrou sustentação na mínima em 183 centavos. Parece ser preciso um aspecto fundamental mais forte para levar o mercado a romper para cima ou para baixo estes níveis entre 180 e 190 cents.
Baixa do petróleo e em outras commodities e mercados contribuiu para as perdas do arábica em NY.
Os contratos com entrega em maio/2024 fecharam o dia a 183,35 centavos de dólar por libra-peso, baixa de 3,55 centavos, ou de 1,9%. A posição julho/2024 fechou a 181,40 centavos, desvalorização de 3,10 centavos, ou de 1,7%.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2024 – Grupo CMA