Porto Alegre, 12 de janeiro de 2023 – A Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta quinta-feira com preços acentuadamente mais altos.
Após as recentes quedas fortes, o café finalmente teve um bom movimento de recuperação. Este veio em linha com o petróleo, outras commodities e bolsas de valores, em dia de maior otimismo no cenário financeiro global, com notícias positivas sobre inflação nos Estados Unidos. O dólar caiu contra o real e outras moedas, dando suporte ao café nas bolsas de futuros.
NY chegou a recuperar a linha de US$ 1,50 a libra-peso, fechando, no entanto, em US$ 1,4940. O mercado tombou muito neste começo de 2023, batendo nos patamares mais baixos em 20 meses, e estava sujeito a esse movimento corretivo que veio acompanhando um quadro mais otimista geral.
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos caiu 0,1% em dezembro ante novembro. Segundo o Departamento de Trabalho, o CPI de dezembro caiu 0,1%, depois da alta de 0,1% em novembro. Já no acumulado em 12 meses, o avanço foi de 6,5% no mês passado, desacelerando em relação aos 7,1% de novembro.
O movimento sugere que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) pode passar a desacelerar o ritmo de aperto monetário já na reunião de fevereiro. Assim, pode não ser necessário um aumento tão expressivo de juros nos EUA, e isso tranquiliza os mercados.
Os contratos com entrega em março/2023 fecharam o dia a 149,40 centavos de dólar por libra-peso, alta de 5,50 centavos, ou de 3,8%. A posição maio/2023 fechou a 150,15 centavos, valorização de 5,45 centavos, ou de 3,8%.
Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA