Porto Alegre, 22 de março de 2023 – A Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta quarta-feira com preços mais baixos.
Depois de duas altas seguidas e de NY novamente testar a linha de 180 centavos de dólar por libra-peso no contrato março (fechou na terça-feira a 180,30 centavos), o mercado voltou a recuar. Realização de lucros e ajustes técnicos pressionaram as cotações. A proximidade da entrada da safra brasileira é aspecto baixista.
De todo o modo, o mercado segue buscando consolidação, e se mantém na faixa de 170 a 180 centavos.
No lado financeiro, o mercado viveu a expectativa sobre os juros americanos. O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) decidiu unanimemente elevar a taxa básica de juros dos Estados Unidos em 0,25 ponto percentual (pp) para a faixa entre 4,75% e 5%.
Segundo o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), o sistema bancário do país permanece “sólido e resistente” apesar dos últimos acontecimentos envolvendo o Silicon Valley Bank e o Signature Bank.
De acordo com o banco, “acontecimentos recentes devem resultar em condições de crédito mais restritivas para famílias e empresas e pesar na atividade econômica, nas contratações e na inflação. A extensão desses efeitos é incerta. O Comitê permanece altamente atento aos riscos de inflação”.
Os contratos com entrega em maio/2023 fecharam o dia a 178,00 centavos de dólar por libra-peso, desvalorização de 2,30 centavos, ou de 1,3%. A posição julho/2023 fechou a 176,85 centavos, queda de 2,40 centavos, ou de 1,3%.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA